Câmara Municipal de Pio IX lança o programa "Câmara de Portas Abertas" para promover a participação da população na política local

por Shirlany Rocha — publicado 04/10/2023 10h05, última modificação 04/10/2023 10h43

A Câmara Municipal de Pio IX deu início essa semana ao programa inovador e participativo intitulado "Câmara de Portas Abertas". Esse programa é composto por três projetos fundamentais: "Vereador Mirim", "Câmara Itinerante" e "Fala Presidente", todos eles idealizados pela ex-vereadora Eristânia Gonçalves.

O projeto da semana a ser implementado é o "Vereador Mirim", que tem como objetivo proporcionar aos jovens uma experiência única no papel de vereador, permitindo que eles tragam à tona os problemas enfrentados em suas comunidades e elaborem soluções. Através desse projeto, os jovens terão a oportunidade de se envolver ativamente na política local, entendendo como funciona o processo legislativo e contribuindo para a construção de um município melhor.

Para divulgar esse projeto, estão sendo realizadas visitas nas escolas da cidade e do interior de Pio IX, com os alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, com o intuito de informar os jovens sobre essa oportunidade incrível de participação cidadã. Através dessas visitas, os estudantes receberam informações sobre o "Vereador Mirim" e foram incentivados a se candidatarem para vivenciar essa experiência única e enriquecedora.

Além do "Vereador Mirim", serão divulgados também "Câmara Itinerante" que é outro projeto que compõe o programa "Câmara de Portas Abertas". O objetivo dessa iniciativa é levar a Câmara Municipal até as comunidades, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas, especialmente daquelas pessoas que não têm a possibilidade ou o ânimo de se deslocar até a sede do Legislativo. Por fim, o projeto "Fala Presidente" que busca estabelecer um canal direto de comunicação entre o presidente da Câmara Municipal e os cidadãos

Com a implementação do programa "Câmara de Portas Abertas", a Câmara Municipal de Pio IX reforça seu compromisso com a participação popular e o fortalecimento da democracia. Esses projetos buscam envolver os piononenses na política local, promover o diálogo com as comunidades e aproximar a população das decisões políticas que afetam suas vidas.

3.png