História

por Interlegis — última modificação 06/02/2025 10h23
História de Pio IX

ASPECTOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE PIO IX

 

Há 1800 anos atrás, não existia nada por aqui apenas matas. Os primeiros habitantes do nosso municipio chegaram aqui no ano de 1800 e eram familias vinda do Piaui e do Ceará, sendo considerado seu desbravador Manoel do Monte Carvalho. As principais penetrações no território foram realizadas com a participação de famílias piauienses e cearenses, que se instalaram no lugar denominado “Umbuzeiro”, assim chamado porque bem no centro havia um pé de umbú que servia de ponto para conversa para seus habitantes. No inicio existiam poucas casas, não existia luz eletrica, nem carros, nem lojas, nem escolas como as de hoje

Em 1871, o Padre José Antonio Maria Ibiapina conhecido como apóstolo do Nordeste contando com o apoio de moradores iniciou um trabalho de catequese e povoamento. Inicialmente construiu a Capela de São Miguel e logo após a Igreja matriz, cuja Padroeira é Nossa Senhora do Patrocínio.

 

             Foto antiga da Capela de São Miguel, construída pelo Padre Ibiapina

Foto atual da Capela de São Miguel, construída pelo Padre Ibiapina

 

Com a construção da igreja em 1888, a localidade se desenvolveu e o povoado se constituiu em Distrito, sendo que no mesmo ano, adquiriu a categoria de vila e município com a denominação de “Patrocinio”, numa demonstração de amor e fé sua padroeira.

              Foto da antiga Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, posteriormente reformada pelo Padre Madeira

                                               Foto da atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.

 

A existência de uma lei federal proibia a duplicação de nomes nas cidades e vilas da federação brasileira atingiu Patrocínio, mudando a sua denominação para Pio IX, que foi dado em homenagem ao papa da época. Assim, com essa mesma denominação é registrada atualmente. A bandeira municipal é ornamentada por um ramo de algodão e outro de milho simbolizando as principais culturas do município.

A data de 08 de agosto de 1889 é a data de instalação do município. As cores, azul, verde e branco significam fé, esperança e amor que deverá existir no coração de cada piononense.

 

ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS

 

O município de Pio IX oferece poucas opções de lazer para sua população. O local mais tradicional e frequentado da cidade é o Bar do Abrigo, que fica no coração da cidade, na Praça Deputado Alencar Mota.

Em frente a Praça José Antão de Alencar fica o Casa Bar, local deencontro das famílias, jovens e crianças. No espaço aberto ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora diariamente crianças encontram-se para brincar, andar de bicicleta, jogar bola e usar brinquedos de playgrounds crianças organizado por particulares.

 

                                                                     Praça Deputado Alencar Mota, conhecida como Praça do Abrigo,

 


                                                         Praça José Antão de Alencar.

 

Ainda são também espaços públicos bastante frequentados Bar Altas Horas, Pizzaria Angatu, Na Chapa, PJ Hamburgeria, Pizzaria do Ceará, Recanto do Espeto, Restaurante Família Astério, Casa do Campo.

Nos arredores da cidade há várias chácaras com piscinas que são alugadas ao público em geral para lazer nos fins de semana, recepções de casamento, etc. Ainda há, festas em clubes como “Clube dos Professores” “Athenas” e “Espazio” em que Bandas de Forró fazem apresentações. Com bastante frequência, são realizadas pega de boi e vaquejadas em parques como: Haras Condado, Rancho Santa Clara, Parque de vaquejada Elísio Libâneo ( na localidade Coivaras ).

Outro aspecto da vida social piononense são as festividades religiosas, sendo as mais importantes: Semana Santa onde filhos da terra que moram em outras cidades aproveitam para descansar, visitar parentes, familiares e amigos e também a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio, comemorada no período de 06 a

15 de agosto que também agrega um número considerável de pessoas para praticar suas crenças religiosas. O mês de dezembro é esperado com muita ansiedade pela população, pois há comemoração das festas natalinas e confraternizações entre familiares e amigos e, nesta época o fluxo de pessoas na cidade é muito grande, vindas de todas as partes do país.

Em relação as atividades culturais, tornou-se tradição a comemoração do Encontro de Folguedos realizado durante o mês de junho, com uma programação cultural diversificada como danças e quadrilhas apresentadas pelos alunos de todas as escolas do município, apresentação de sanfoneiros, recitais de cordéis, venda de deliciosas comidas típicas, além de shows com Bandas de Forró. Durante o mês de agosto, também se comemora a Festa do Município com hasteamento de bandeira, apresentações de orquestra sinfônica, apresentações artísticas e culturais, atividades esportivas com objetivo de valorizar a cultura piononense e oferecer lazer para o povo.

 

Informações fornecidas pela professora Ivone Alencar.